Cândido Ferreira

MENU

É diretriz institucional oferecer espaços de qualificação, aprendizado e reflexão junto aos profissionais de saúde a partir da sua prática clínica, que contribuam para o fortalecimento da rede de cuidado em saúde mental.

Cursos

Agenda de Minicursos

Os cursos formativos abertos ao público com temas atuais na área da saúde mental visam promover a atualização e aprofundamento do conhecimento dos profissionais de saúde e das áreas afins.

O participante vivenciará nos nossos cursos uma experiência de aprendizado única com docentes que possuem formação de excelência com experiência na prática clínica e no trabalho em serviços de saúde mental em rede.

Cândido Escola

O Cândido Escola é responsável pela área da formação do Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira (SSCF) e faz parte do seu escopo de atuação:

  • Buscar fomentar a qualificação e ampliação do nosso quadro de supervisores clinico-institucionais nas unidades assistenciais, auxiliar na produção de material didático para qualificação dos processos de trabalho em equipe, fomentar a produção de conhecimento e organizar eventos formativos.
  • Estabelecer relacionamento com as escolas técnicas, faculdades e universidades, articulando junto às unidades assistenciais as possibilidades de campos de pesquisa (protocolo de solicitação de pesquisa).
  • Estágios com escolas, faculdades e universidades conveniadas (campos de estágio) para estudantes de nível médio e superior. Promove evento anual com viés técnico-científico, visando o compartilhamento de práticas e conhecimentos produzidos.
  • Organizar visitas programadas. As visitas ocorrem às quartas-feiras de manhã e têm a duração média de 3 horas. Na primeira etapa da visita o grupo é recebido pela coordenação do Cândido Escola com a apresentação da história do Cândido Ferreira e as mudanças no cenário técnico assistencial até os dias atuais. Na segunda etapa os visitantes realizam um tour pela instituição. Terão a oportunidade de visitar experiências do Núcleo de Oficinas de Trabalho (NOT) e ao fim, conhecer o Armazém das Oficinas. As pessoas ou grupos interessados no tema da saúde mental para visitas formativas podem fazer a solicitação mediante agendamento prévio e em conformidade com o cronograma institucional no e-mail candido.escola@candido.org.br

Coordenação do Cândido Escola: Clayton E. dos Santos. Psicólogo, Aprimoramento em Saúde Mental e Saúde Coletiva, Mestre e Doutor em Psicologia – Universidade Estadual Paulista (UNESP).

Residência Médica em Psiquiatria

Iniciado em 2005, o programa de residência médica em Psiquiatria do SSCF, credenciado pelo parecer 488/2022 da CNRM, possui 4 (quatro) vagas anuais, ofertadas no processo de seleção pública do Sistema Único de Saúde do Estado de São Paulo (SUS-SP).

O Currículo da Residência Médica

A residência médica no Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira visa formar e habilitar médicos especialistas em Psiquiatria, por meio de um programa educacional estruturado em um currículo baseado por competências. As diversas estratégias educacionais do currículo, do treinamento em serviço às atividades teórico-práticas, são direcionadas para o desenvolvimento contínuo de conhecimentos, habilidades e atitudes esperados para a atuação profissional de um(a) médico(a) psiquiatra. O desenho curricular do programa propicia uma inserção longitudinal em serviços de saúde mental comunitários; experiência nos diferentes pontos da rede de atenção psicossocial; experiência em serviços focalmente especializados; e prática em cenários com diferentes níveis de complexidade e tecnologias.

Estágios Eletivos no Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira

A Comissão de Residência Médica é responsável pela apreciação das solicitações de estágios eletivos da área médica em nossos serviços. Para solicitar um estágio eletivo, entre em contato com residencia@candido.org.br. (Serão apreciadas apenas as solicitações feitas com ao menos 90 dias de antecedência da data pretendida de início do estágio eletivo).

Coordenador da Residência Médica: Ugo Caramori

Secretária da Comissão de Residência Médica: Nilza Castellani

Comissão de Ensino
Clarissa Sawazachi Oshio
Danilo Moreira Marques
Estevão Ferreira Barbosa
Felipe de Alencar Lobato
Lara Nasser Toschi
Luciana Cristina Gulelmo Staut Bruno
Ludimila Palucci Calsani
Manuela Piuma Bara
Renan da Silva Isnoldo
Ruben Eduardo Krasniak
Stela Mitsui Vaz Takakura