Home > Notícias > CAPS IJ Carretel participa de Jornada da Saúde Mental na UNIP em Campinas

CAPS IJ Carretel participa de Jornada da Saúde Mental na UNIP em Campinas

Hoje, 18 de maio, dia em que se comemora a Luta Antimanicomial, o Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil do Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira, participa da Jornada de Saúde Mental do Curso de Psicologia da UNIP-Campinas. O tema discutido pelo CAPs IJ nessa manhã é Saúde na Infância.

Dia 18 de maio, também foi estabelecido como o Dia Nacional do Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Essa data também tem o objetivo de mobilizar a sociedade brasileira e convoca-la para o engajamento contra a violação dos direitos sexuais de crianças e adolescentes.

O CAPs IJ é um Serviço de Saúde Mental de base comunitária que trabalham com o modelo de atenção da Reabilitação Psicossocial, que ofertam assistência e acompanhamento, através de equipes interdisciplinares a crianças e adolescentes (familiares) que apresentam transtornos mentais graves e persistentes, inclusive transtornos relacionados ao uso de álcool e outras drogas.

Essa unidade é gerenciada pelo Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira, que se dedica há mais de 90 anos ao cuidado na área de Saúde Mental. Atualmente atende 7 mil usuários por mês contando com a colaboração de cerca de 1000 funcionários que atuam em suas unidades de atendimento para crianças, adolescentes e adultos, distribuídas em todo município de Campinas, tais como: Centros de Atenção Psicossocial, Centros de Convivência, Consultório na Rua, Residências Terapêuticas, Oficinas de Inclusão pelo Trabalho e Projetos Culturais.