Home > Notícias > Projetos do Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira são aprovados para participar do 3º Fórum de Direitos Humanos e Saúde Mental em Florianópolis e buscam ajuda para custeio da viagem.

Projetos do Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira são aprovados para participar do 3º Fórum de Direitos Humanos e Saúde Mental em Florianópolis e buscam ajuda para custeio da viagem.

Do dia 28 a 30 de junho de 2017, a Universidade de Santa Catarina sediará o 3º Fórum Brasileiro de Direitos Humanos e Saúde Mental em Florianópolis, organizado pela ABRASME-Associação Brasileira de Saúde Mental. O Tema do Encontro é: “Democracia, Saúde Mental, Violação dos Direitos: Consequências Humanas”.

O objetivo do evento é problematizar as questões relativas aos Direitos Humanos, inclusive suas garantias e violações, suas relações com a Política e com os fenômenos sociais, com temas tais como solidariedade e vulnerabilidade, com a situação econômica, ética e política atual e as consequências destes fatores para o bem estar coletivo, a saúde mental e a atenção psicossocial, em uma perspectiva de promoção de uma sociedade mais justa, mais equitativa e mais humanizada.

Os Projetos de Rádio Maluco Beleza e Comissão de Visibilidade (CV) do Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira e AFLORE ((Associação Florescendo a Vida de familiares, amigos e usuários dos serviços de Saúde Mental de Campinas), enviaram trabalhados e foram aprovados para participar do evento. Os 4 trabalhos tivera o intuito de discutir sobre a inserção, inclusão e participação ativa dos usuários de Saúde Mental na sociedade e, mais especificamente, em seus contextos micropolíticos.

No entanto, dada à magnitude destes projetos, valorizar a troca de experiências e socialização de conhecimento através das discussões fomentadas neste evento, o qual reunirá profissionais, acadêmicos e usuários de todo o país, torna-se estratégia fundamental para o fortalecimento dos grupos acima citados. Assim, a participação neste evento será de grande importância para o exercício do protagonismo e inclusão nos meios ampliados de discussão sobre o campo da Saúde Mental e Direitos Humanos. Por esse motivo o grupo de 20 usuários precisarão de apoio financeiro para o custeio do transporte e alimentação para Florianópolis-SC.

A Comissão de Visibilidade (CV) é um grupo formado por usuários do Núcleo de Oficinas e Trabalho (NOT), vinculado ao Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira. Este grupo tem como objetivo fortalecer o protagonismo dos usuários por meio da participação ativa nos processos de gestão e organização das oficinas de trabalho e geração de renda.

A Rádio Maluco Beleza é um projeto do Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira e do Ponto de Cultura Maluco Beleza, cujo objetivo é possibilitar a participação e protagonismo dos usuários da saúde mental, por meio da capacitação para os meios de comunicação, formação de visão crítica, inclusão e letramento digital.

A AFLORE (Associação Florescendo a Vida de familiares, amigos e usuários dos serviços de Saúde Mental de Campinas) busca, através da realização de ações e atividades educativas, culturais, de reinserção social, dar suporte aos usuários da saúde mental, familiares e demais pessoas ou entidades que desenvolvam atividades semelhantes às preconizadas pela associação ou que necessitem de apoio.