Home > Nossa História

Nossa História

O Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira, situado na Rua Helena Fabrini, s/nº, Distrito de Sousas, Campinas – SP é uma entidade filantrópica, inaugurada em 24/04/1924 como um hospital psiquiátrico e dedicada desde então ao tratamento das pessoas com transtornos mentais.

A partir de 1990, em parceria com Prefeitura Municipal de Campinas, o Cândido Ferreira passou a ampliar suas ações através da Reabilitação Psicossocial buscando oferecer serviços com bases comunitárias proporcionando, além do tratamento, a inclusão social dos usuários de Saúde Mental. Desde então, este movimento institucional já aponta para o pioneirismo desta Instituição no movimento da Reforma Psiquiátrica, na inovação das suas práticas de cuidado.

Atualmente, o Cândido Ferreira atende aproximadamente 7.000 usuários/mês contando com a colaboração de cerca de 1.000 funcionários que atuam em suas unidades de atendimento para crianças, adolescentes e adultos, distribuídas em todo município de Campinas, tais como: Centros de Atenção Psicossocial, Centros de Convivência, Leitos de Internação Psiquiátrica, Consultório na Rua, Residências Terapêuticas, Oficinas de Inclusão Social pelo Trabalho e Projetos Culturais.

A missão do Cândido Ferreira é promover a Inclusão Social de pessoas com transtornos mentais através do modelo assistencial da Reabilitação Psicossocial, oferecendo serviços com bases comunitárias, como Centros de Convivência, Geração de Renda, Consultório na Rua, Serviços Residenciais Terapêuticos e CAPS.

Em julho de 2017 o Cândido Ferreira fechou sua unidade de internação psiquiátrica e seu CNAE (Código e Descrição da Atividade Econômica principal) passou de Hospital Psiquiátrico para Centros de Assistência Psicossocial, consolidando seu modelo assistencial com o objetivo de aprimorar seu atendimento.