Home > Unidades > CAPS > CAPS

CAPS

Os CAPS III, gerenciados pelo Cândido Ferreira estão localizados em todas as regiões de Campinas e tem como objetivo cuidar das pessoas com transtorno mental graves que necessitam de tratamento em saúde mental e dar suporte familiar, a partir da elaboração de Projetos Terapêuticos Singular, na perspectiva de construção e compartilhamento com a rede de saúde e intersetorial. Oferece apoio matricial presencial na forma de atendimento compartilhado, discussão de casos e visitas domiciliares conjuntas com as equipes das unidades básicas de saúde da sua região.

Os CAPS III possuem Serviços Residenciais Terapêuticos (SRTs), nas modalidades tipo I e tipo II, definidos pelas necessidades específicas de cuidado do morador. As equipes acompanham e referenciam os usuários inseridos nestes equipamentos.

Este serviço funciona 24 horas, tendo a capacidade de acolher usuários no leito noite em situação de crise. Oferece apoio matricial presencial na forma de atendimentos conjuntos, discussão de casos e visitas domiciliares conjuntas com as equipes de unidade básicas de saúde da sua região.

CAPS AD – CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL ÁLCOOL E DROGAS

O Cândido Ferreira gerencia de três CAPS AD no município de Campinas, nas regiões Leste, Noroeste e Sul, sendo dois CAPS AD II e um CAPS AD III.

Tem o objetivo cuidar de pessoas com uso abusivo e dependência de álcool e outras drogas e dar suporte familiar, ofertando tratamento na perspectiva das estratégias de redução de danos, a partir da elaboração de Projetos Terapêuticos Singular, através da construção e compartilhamento com a rede de saúde e intersetorial.

Oferece apoio matricial presencial na forma de atendimentos conjuntos, discussão de casos e visitas domiciliares conjuntas com as equipes de unidade básicas de saúde da sua região.

Os dois CAPS AD II (Antônio Orlando e Independência) tem a capacidade de acolher usuários em leito noite em situação de crise.

CAPSI (CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL INFANTO JUVENIL)

O Cândido Ferreira gerencia dois CAPSi no município de Campinas, nas regiões leste e sudoeste.

Tem como objetivo cuidar de crianças e adolescentes que apresentam transtornos mentais graves e persistentes, inclusive transtornos relacionados ao uso de álcool e outras drogas. A partir da elaboração de Projetos Terapêuticos Singular incluindo o suporte familiar, constrói e compartilha com a rede de saúde, rede de educação e intersetorial.

Oferece apoio matricial presencial na forma de atendimentos conjuntos, discussão de casos e visitas domiciliares conjuntas com as equipes de unidade básicas de saúde da sua região.