Cândido Ferreira

MENU

Um pouco de história

A história do Cândido Ferreira começou em 1917, quando um grupo de filantropos de Campinas se uniu com o objetivo de proporcionar tratamento digno e gratuito a pessoas que sofriam de transtornos mentais graves. Na época, não havia nenhum serviço estruturado na cidade para atender essa população.

Depois de diversas ações para arrecadar fundos, o grupo comprou uma fazenda e construiu os prédios que abrigariam o hospital psiquiátrico. Em 1924, o hospital foi inaugurado e desde então adotou o tratamento gratuito para atender pessoas de baixa renda ou sem renda.

Reproduzir vídeo

Em 1990, o Cândido adotou o modelo de tratamento humanizado proposto pela Reforma Psiquiátrica, deixou de ser um hospital fechado e passou a oferecer serviços comunitários de reabilitação psicossocial, promovendo inclusão e tratamento para os usuários na sociedade.

Atualmente, como um serviço completo de saúde mental, o Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira atende cerca de seis mil e quinhentas pessoas por mês com transtornos mentais graves e consumo problemático de álcool e outras drogas, contando com 880 funcionários. A instituição segue as principais diretrizes de filantropia e busca recursos constantemente para melhorar suas estruturas físicas, o que reflete positivamente no atendimento aos pacientes. Além disso, busca parcerias com a iniciativa privada para patrocinar projetos.

A instituição promove eventos como almoços solidários, bazares e bingos para arrecadar recursos, bem como a organização de minicursos para profissionais da saúde interessados em saúde mental. Todas as ações visam fortalecer os alicerces da instituição para os próximos 100 anos, assim como o grupo de filantropos que construiu o Cândido Ferreira.

A instituição possui 41 unidades de saúde mental em Campinas, sendo 10 unidades com funcionamento 24 horas, oferecendo assistência para crianças, adolescentes, adultos e idosos em situação de risco, vulnerabilidade e baixa renda, que são excluídos socialmente.

O Cândido Ferreira também possui 15 oficinas de geração de renda, com cerca de 300 usuários beneficiados pelo NOT – Núcleo de Oficinas de Trabalho e pela Casa das Oficinas, que têm como objetivo a inclusão social e geração de renda pelo trabalho. A instituição visa atender às necessidades de trabalho dos usuários da saúde mental, que enfrentam dificuldades em encontrar oportunidades no mercado formal de trabalho.

O Cândido Ferreira também é um importante centro formador, oferecendo um Programa de Residência Médica em Psiquiatria desde 2005, que já formou mais de 50 residentes, e campos de estágio em saúde mental para cursos técnicos e de nível superior.

A população de Campinas é convidada a participar de projetos variados, por meio de oficinas oferecidas nos Centros de Convivência e de projetos de música, artes e esportes realizados na instituição, que são abertos a todos. Assim, uma grande parcela da população campineira é beneficiada.

Nossa missão

Promover a Inclusão Social de pessoas com transtornos mentais.

Nossa visão

Ser reconhecido como uma Instituição de excelência, referência no tratamento e reabilitação e na transmissão de conhecimento em Saúde Mental.

Nossos valores

  • Respeito aos Direitos Humanos
  • Ensino em Serviço
  • Atendimento Humanizado
  • Responsabilidade Social
  • Rede de cuidado comunitária

Transparência

Prezamos pela transparência nas práticas estabelecidas com funcionários, fornecedores, pacientes e familiares.

+ Informações

Voluntariado

Veja como você pode se tornar parte de nossa equipe e nos ajudar!

+ Informações

Dúvidas Frequentes

Tire suas dúvidas e veja as respostas de nossas perguntas frequentes.

+ Informações