Cândido Ferreira

MENU

Dúvidas Frequêntes

Como funciona o atendimento do Cândido?

O atendimento do Cândido Ferreira é baseado no modelo da Atenção psicossocial, sempre visando promover a inclusão social de nossos pacientes. Com 100 anos de atividade, o Cândido foi pioneiro na adoção do tratamento humanizado, premissa da reforma psiquiátrica realizada na década de 1990. Por essa postura, o Cândido Ferreira foi reconhecido pela OMS – Organização Mundial da Saúde – como referência no tratamento de saúde mental.

Todo o atendimento é gratuito e sem custos aos pacientes em função da parceria estabelecida junto à Prefeitura Municipal de Campinas que em convênio repassa recursos do SUS que custeiam todos os tratamentos.

É possível internar uma pessoa em um dos serviços do Cândido?

Por meio dos CAPS (Centros de Atenção Psicossociais) são realizados os atendimentos a pessoas que tem transtornos mentais moderados a graves e dependência química. Cada paciente inserido no CAPS possui um projeto terapêutico, junto a equipe multidisciplinar (médicos, enfermeiros, terapeutas ocupacionais, psicólogos, assistente social, técnicos de enfermagem, monitores, farmacêuticos e técnicos de farmácia). Este modelo privilegia a autonomia e participação ativa do paciente em seu tratamento. Nos CAPS 24hs as internações, quando necessárias, são realizadas no formato de atendimento de leito noturnos quando os pacientes estão em crise e por período determinado, visando sempre a reabilitação psicossocial dos indivíduos.

A internação psiquiátrica hospitalar também é uma opção, entretanto ela feita em enfermaria de psiquiatria no hospital geral, com as vagas reguladas pela central reguladora de vagas municipal.

O Cândido atende pessoas de todas as idades?

Sim, o Cândido Ferreira possui unidades de atendimento que realizam o acolhimento, proporcionam cuidados e tratamentos a pessoas de todas as idades por meio dos CAPS (Centros de Atenção Psicossociais). São oferecidos atendimento em três tipos de CAPS: o CAPS III que cuida de adultos com transtornos mentais de moderado a grave com funcionamento 24hs; o CAPS ad que cuida de adultos com uso problemático de álcool e outras drogas e o CAPS IJ que cuida de crianças e adolescentes em transtornos mentais graves, dependência de álcool e outras drogas.

Tenho problemas com álcool / drogas, posso me tratar no Cândido?
Sim. O Tratamento a pacientes com dependência em álcool e outras drogas é realizado por meio do CAPS ad que é um serviço de saúde de caráter aberto e comunitário constituído por equipe multiprofissional que atua sobre a óptica interdisciplinar.
Quais horários de atendimento dos serviços?

Cada serviço possui um horário de atendimento que você pode acompanhar aqui mesmo pelo site. Basicamente, os serviços atuam da seguinte forma:

CAPS III – 24 horas
CAPS Davi Capistrano, CAPS Esperança, CAPS Estação, CAPS Integração, CAPS Novo Tempo e CAPS Toninho.

CAPS ad – 24 horas
CAPS ad Antonio Orlando, CAPS Independência e CAPS Reviver

Centros de Convivência – Horários de atendimento diversos
Centro de Convivência Casa do Sonhos – das 7h00 às 21h30 de 2a a 6a feira
Centro de Convivência Espaço das Vilas – das 8h00 às 17h30 de 2a à 6a feira
Centro de Convivência Portal das Artes – das 8h00 às 17h00 de 2a à 6a feira
Centro de Convivência Rosa dos Ventos – das 8h00 às 17h00 de 2a à 6a feira
Centro de Convivência Toninha – das 8h00 às 17h00 de 2a à 6a feira

Oficinas de Trabalho e Geração de Renda
Das 8h00 às 16h00 de 2a à 6a feira

Serviços Residenciais Terapêuticos
Atendimento 24 horas todos os dias da semana

Consultório na Rua
Das 7h00 às 19h00