Cândido Ferreira

MENU

São projetos transversais a toda rede de saúde mental do município e aberta à participação da comunidade, que oferecem atividades culturais, comunicação comunitária, áudio visual, inclusão digital, atividades esportivas e artísticas, grupos de músicas que promovem a reinserção psicossocial. Além de produzir acervo de artes e histórico institucional.

Coletivo da Música

Composto por profissionais e usuários de diferentes serviços da rede de Saúde Mental do Município de Campinas, tem como objetivo fomentar, incentivar e promover atividades musicais na comunidade e na rede de saúde. Dentre as atividades promovidas pelo Coletivo, destaca-se os ensaios da bateria e o tradicional bloco carnavalesco de rua que anima a comunidade de Sousas anualmente.

Coletivo do Esporte

Promove o encontro entre os trabalhadores, usuários e familiares através de atividades esportivas nos serviços de Saúde Mental e espaços comunitários. Tais atividades ocorrem semanalmente nas diversas unidades e tem como proposta tornar a atividade física também atividade terapêutica, visto que o esporte propicia a convivência em grupo e favorece o resgate dos laços afetivos. Os profissionais estão atentos à inclusão e à escuta de cada usuário em sua relação ao tema do Esporte e as implicações do mesmo para a vida. Ao longo dos anos percebe-se a diminuição dos sintomas das doenças e a melhoria da qualidade de vida desses usuários, sendo que muitos deles passaram a praticar esporte em outros espaços além do que é oferecido institucionalmente. No ano de 2003, iniciou-se o torneio de futebol chamado Intercaps que agrega os Caps do município de Campinas e região. Trata-se de um dia de campeonato de futebol e de comemoração da Luta Antimanicomial. Três anos depois, a partir do crescimento deste torneio, surge o Coletivo do Esporte, que cria ainda a Copa da Inserção que é um campeonato de futebol semanal com duração de quatro meses entre os Caps de Campinas.

Museu Vivo

A partir de nosso engajamento na luta antimanicomial, o Cândido Ferreira assumiu o compromisso com a promoção de saúde mental numa perspectiva humanizada e humanizadora, de acolhimento e respeito à vida e à dignidade das pessoas, tornando-se, por isso, uma referência nacional em sua área de atuação. Gradativamente, foram se constituindo espaços, projetos e coletivos que expressam desejos de pertencimento e libertação. Neles cultivamos um modo de existir que aposta na possibilidade de uma vida plena e amorosa.

Valores como o afeto, o pertencimento, a apreciação respeitosa das diferenças, a liberdade como autorresponsabilidade, o diálogo, o trabalho como forma de integração social, a organização cooperativa, o direito à autoexpressão criativa e à produção artística em distintas linguagens passaram a fazer parte do nosso cotidiano. O convívio das pessoas que aqui se relacionam em comunidade, a partir desses valores gerou uma cultura própria percebida como fonte de autorrealização e de transformações coletivas.

Essa cultura própria constitui em nós um território de experiências singulares na sociedade, à medida que inverte e questiona os valores dominantes na contemporaneidade – o individualismo, a competição, o ter em vez do ser, a intolerância com a diversidade, a padronização dos costumes, o desrespeito pelo meio ambiente e a vida reduzida por um trabalho não significativo e pela consideração de todos os seres como recursos exploráveis. Nesse contexto, entendemos que a saúde mental é hoje questão que interessa a todas as pessoas, isso implica ter plena consciência da importância dos nossos valores e de nossa missão: preservar, comunicar e aperfeiçoar o modo de vida que aqui temos cultivado.

 

A nossa vivência constitui o Cândido Ferreira como um Museu Vivo. Um museu que nos permita apreciar e refletir as qualidades que desenvolvemos – os patrimônios materiais e imateriais, naturais e culturais que devemos mantes – e igualmente, os desejos que ainda não conquistamos.

O Museu Vivo Cândido Ferreira convida todas e todos para compartilhar as riquezas da humanização em nosso cotidiano. Sejam bem-vindos!

Coletivo dos Encontros de Arte

O Coletivo dos Encontros na Arte é um projeto que dá visibilidade ao acervo de artes da instituição produzido por seus usuários e amplia ações na comunidade. Iniciou seu trabalho em 2013 a partir de encontros e exposições mediados pela arte, favorecendo intercâmbio entre artista, obra, público e pesquisador em espaços comunitários diversos.

Jornal Candura

Espaço Aberto Para um Novo Pensamento

Tem o objetivo de cobrir os eventos relacionados à saúde mental, as questões da inclusão social e cidadania. Sua periodicidade é bimestral, sendo ofertado para todas as pessoas interessadas via online, disponível abaixo:

Rádio Maluco Beleza

O projeto começou em 2002 idealizado por Reginaldo Moreira junto aos usuários do serviço de saúde mental em parceria com a Rádio Educativa de Campinas 101,9 FM que desde então veicula mensalmente nosso programa Maluco Beleza trazendo assuntos diversos. Atualmente você pode ouvir sempre na 1ª quarta-feira do mês às 20h.

Em 2010, foi inaugurado o estúdio dentro do Cândido Ferreira dando início ao Maluco Beleza Online, um projeto inédito no Brasil, por reunir usuários da saúde mental, familiares, projetos sociais, funcionários e pessoas da comunidade. No ar 24h por dia com diversos programas que abordam temas diferentes sempre com seriedade, alegria, identidade e muita música.

Tudo isso é uma conquista no cenário nacional pois mostra a transformação da instituição psiquiátrica de uma forma diferente, pois exibe pessoas em tratamento que conseguiram protagonizar e inaugurar uma rádio que é um canal de comunicação onde os participantes expõe suas opiniões e tem voz, com seus programas veiculados se tornam comunicadores e disseminadores de cultura e abrem uma nova reflexão ao modo de tratar e ao modo de cuidado.